.

 
 
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS-UNEAL
ALANNA DI PAULA FERREIRA DA SILVA
GRAZIELE CLEMENTE COSTA
RENATA COSTA SANTOS
VANESSA RAFAELA SANTOS SILVA
 
 
 
 
 
INTRODUÇÃO AOS CORDADOS
 
 
 
 
 
 
 


O Filo Chordata (cordados) compreende os seres que possuíram notocorda, tubo neural, fendas branquiais e cauda pós-anal ao menos uma vez na vida. É o filo mais evoluído da Zoologia.

Ø  Notocorda: conjunto de fibras no dorso do animal que possui função de sustentação. Em alguns animais ele pode existir apenas no período embrionário, já em outros, pode existir durante a vida toda. Em alguns animais ela é substituída pela coluna vertebral.

Ø  Tubo Neural: Pode ser chamado de tubo nervoso dorsal. É um conjunto de células nervosas presentes no dorso do animal que futuramente formará o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal).

Ø  Fendas Branquiais: Pequenos poros na faringe que filtra os alimentos e a respiração. Permanecem nos protocordados e nos peixes, nos outros está presente apenas na fase embrionária.

Ø  Cauda pós-anal: Todo embrião de cordados apresenta uma região do corpo que se prolonga para além do ânus, a cauda. O desenvolvimento e função da causa variam nos diferentes grupos de cordados. Nos peixes essa cauda tem sua eficiência aumentada com o surgimento das nadadeiras, já nos seres humanos a cauda é apenas um vestígio, o cóccix.
                                                                 
                                                                Cauda pós-anal

 
Cóccix
 
 
 

A maioria dos cordados possui simetria bilateral, uma exceção a essa característica são as ascídias, que na face adulta perdem essa simetria e se tornam seres um pouco amorfos.

 
 

CLASSIFICAÇÃO

 

Os cordados podem ser classificados em duas formas, protocordados e eucordados.

 

Ø  Protocordados: classe que se encontra os cordados invertebrados. Protocordados são os cefalocordados e urocordados. Exemplos de cefalocordados e urocordados são os anfioxos e as ascídias respectivamente.

 


 
 
Protocordados são animais aquáticos, seja de água doce ou salgada, sésseis (presos) e além de serem invertebrados não possuem mandíbula (ágnatas).
 Urocordados tem comoprincipal representante as ascídias, são animais predominantemente marinhos que possuem uma túnica, esta serve de sustentação quando estão na fase adulta. A respiração desses animais é branquial, são monóicos e possuem desenvolvimento indireto (passam por uma forma larval).
Ø  Cefalocordados: São os animais mais evoluídos entre os protocordados, possuem reprodução sexuada e são dióicos (sexos separados), realizam fecundação externa e desenvolvimento indireto (passam por um estágio larval).
 
 
Ø  Eurocordados: São os cordados vertebrados. Dentro dos  eurocordados existem suas superclasses, a superclasse pisces (peixes) que se divide em classe Ciclostomata (sem mandíbula), condrictes (cartilagens) e osteíctes (ossos). E a superclasse Tetrápoda (animais com quatro membros) que compreende os anfíbios, répteis, aves e mamíferos. 
 
Superclasse pisces (peixes)
Apresenta circulação fechada, coração com duas cavidades e circulação simples. São classificados em ciclostomados, condrictes e osteíctes.

·         Ciclostomados: São os peixes sem mandíbula, são parasitas de outros peixes. Seus principais exemplos são as lampreias e as feiticeiras. São dióicos, possuem fecundação externa e desenvolvimento direto. Alem da coluna vertebral apresentam ainda esqueleto cartilaginoso.

 



·         Condrictes: são os peixes que possuem esqueleto cartilaginoso. Podem ser subdivididos em dois grupos, os elasmobrânquios que tem como exemplo os tubarões, as raias cações e etc, e os holocéfalos que possui como exemplo as quimeras.
 
 
 

·         Osteíctes: São peixes dotados de esqueleto ósseo, possuem o corpo revestido de escamas membranosas, respiram por meio de brânquias, apresenta bexiga natatória, sua circulação é fechada, simples e com duas cavidades. São dióicos, com fecundação externa e desenvolvimento indireto.

 
 

·         Anfíbios: São os primeiros vertebrados terrestres, possuem pele lisa, permeável e perdem facilmente água para o meio. Possuem esqueleto ósseo dividido em esqueleto axial (crânio e coluna vertebral) e esqueleto apendicular (ossos dos membros). Larvas de anfíbios respiram por brânquias, pela pele (respiração cutânea) e algumas por pulmões. Já os anfíbios adultos respiram pelos pulmões e pela pele. Possuem circulação dupla e incompleta.
 

·         Répteis: São mais evoluídos que os anfíbios, não precisam da água para reprodução ou respiração, por esse motivo podem explorar o ambiente terrestre. Possui sistema circulatório fechado com circulação dupla incompleta. Sua fecundação é interna e seu desenvolvimento é direto (sem estágio larval).

 

·         Aves: Possuem penas queratinizadas e asas que são um ótimo isolante térmico. Seu sistema circulatório é fechado, duplo e completo com o coração com quatro cavidades. Sua fecundação é interna e o desenvolvimento é direto.

 

·         Mamália: Os mamíferos possuem glândulas mamárias, o corpo total ou parcialmente coberto por pelos, dentes diferenciados em incisivos, caninos, pré-molares e molares, e a presença de diafragma. O encéfalo dos mamíferos é o mais desenvolvido dentre os animais.

                                                              blogdonas.blogspot.com
 
 
 
 
Referências:
 

http://www.google.com.br/search?hl=pt

http://www.google.com.br/search?q=peixes+osseos

http://www.//www.professorjarbasbio.com.br/lam

http://www.ciencialivre.pro.br/media/6c40cdde91c4327effff835dffffd524.pdf



http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.infopedia.pt/mostra_imagem.jsp%3Frecid%3D9264&imgrefurl

 

  

Qualquer dúvida comente abaixo.